Nosso corpo é formado por diferentes estruturas, entre elas os tendões que ligam os ossos aos músculos e, quando eles apresentam algum problema, podem causar tendinite na mão. Isso ocorre principalmente quando há inflamação desses cordões fibrosos.

É claro que para chegar a esse ponto é preciso que aconteça um grande esforço por parte do corpo e isso pode levar a doença, entretanto, sabendo que se trata o problema e como evitar é possível prevenir a tendinite na mão.

Quem está mais sujeito a ter tendinite na mão?

A tendinitesurge devido a uma sobrecarga no tendão pelo esforço repetitivo e em excesso. Quando existe a recorrência de movimentos frequentes sem que seja feito o devido alongamento ou pausas é comum que ocorra a inflamação.

Pessoas que utilizam as mãos no trabalho são as que mais sofrem com o problema, entre elas estão os digitadores, dentistas, pintores e outros. Com o uso frequente da internet e dos celulares, aqueles que passam muito tempo usando esses equipamentos também estão apresentando mais frequentemente a tendinite na mão, devido à repetição dos movimentos e uso contínuo dos aparelhos.

Quais os sintomas da tendinite na mão?

Quem sofre com tendinite na mão costuma apresentar um conjunto de sintomas que são típicos da doença sendo o mais comum deles a dor na mão.

Esse incomodo costuma se concentrar na região onde fica o tendão, mas, pode irradiar para os músculos que ficam ao redor aumentando a sensação.

O inchaço, ardor e formigamento também são bastante comuns e a fraqueza para realizar movimentos pode surgir em alguns casos. Quando existe a movimentação da musculatura e dos tendões é possível que os sintomas fiquem mais fortes e deixem a pessoa debilitada.

Se perceber que os sintomas se fazem presente por alguns dias, é indicado que se busque ajuda médica, pois, dessa forma poderá ser feito um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento.

Leia também: O que é tendinite?

Como tratar a tendinite na mão?

Um médico fará uma avaliação clínica e análise do histórico do paciente, muitas vezes esses procedimentos já permitem detectar a tendinite na mão. Em alguns casos podem ser solicitados exames de imagem para complementação e descarte outras doenças.

O tratamento dependerá da gravidade do quadro, sendo que em situações mais graves pode ser necessário o afastamento das funções que exigem a movimentação das mãos.

O mais comum é que se trate a tendinite na mão com repouso, compressas frias e anti-inflamatórios. O uso de próteses para imobilização também pode ser indicado evitando que o paciente faça movimentos e venha afetar os tendões já comprometidos.

A fisioterapia também pode ser uma aliada no processo de recuperação e tratamento, pois, pode ajudar no fortalecimento da musculatura, e a recuperar os movimentos.

Quando esses tratamentos não trazem bons resultados pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para raspar os tendões e diminuir sua espessura ou reparar os que se romperam. A boa notícia é que a tendinite na mão se diagnosticada no começo pode ser uma doença fácil de tratar, principalmente se as recomendações médicas forem seguidas. Se realiza atividades que exigem reforço repetitivo e sentir alguns dos sintomas, não espere o quadro piorar, busque ajuda quanto antes.