A cifose é uma curva exagerada das costas para a frente. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres mais velhas.
A cifose relacionada à idade geralmente se deve à fraqueza nos ossos da coluna, fazendo com que fiquem comprimidos ou rachados. Outros tipos de cifose podem ocorrer em bebês ou adolescentes ao longo do tempo devido a uma deformidade da coluna vertebral ou cunha de ossos da coluna.
A cifose leve causa poucos problemas. A cifose grave pode ser dolorosa e desfigurar as costas. O tratamento da cifose depende da sua idade e da causa e efeito da curvatura.
Sintomas
A cifose leve pode não produzir sinais ou sintomas perceptíveis. No entanto, algumas pessoas sentem dor e rigidez nas costas, bem como uma coluna anormalmente curvada.
Quando consultar um médico?
Marque uma consulta com seu médico se notar um aumento da curvatura na parte superior das costas.
Causas
Os ossos individuais (vértebras) que compõem uma coluna saudável parecem cilindros empilhados em uma coluna . A cifose ocorre quando as vértebras na parte superior das costas ficam mais em forma de cunha.
As vértebras anormais podem ser causadas por:
Fraturas: Vértebras quebradas ou esmagadas (fraturas por compressão) podem levar à curvatura da coluna vertebral. Fraturas de compressão leves geralmente não produzem sinais ou sintomas notáveis.
Osteoporose. Este distúrbio de perda óssea pode causar curvatura da coluna, especialmente quando as vértebras enfraquecidas resultam em fraturas por compressão. A osteoporose é mais comum em mulheres mais velhas e pessoas que tomam corticosteróides há muito tempo.
Degeneração do disco. Discos macios e circulares atuam como almofadas entre as vértebras. Com a idade, esses discos secam e encolhem, muitas vezes piorando a cifose.
Doença de Scheuermann. Também conhecida como cifose de Scheuermann, essa condição geralmente começa durante o surto de crescimento que ocorre antes da puberdade.
Câncer e tratamentos de câncer. O câncer na coluna pode enfraquecer as vértebras e torná-las mais propensas a fraturas por compressão, assim como a quimioterapia e os tratamentos de câncer por radiação.
Tratamento:
O tratamento é feito por meio de sessões de fisioterapia e prática de exercícios físicos como alongamento, musculação, natação e hidroginástica.