Você sabe o que é tendinite? Basta sentir um braço inchado e ter um pouco de dor ou os mesmos sintomas no joelho que algumas pessoas já se autodiagnosticam com tendinite.
Esse pode ser um erro que, como resultado, é capaz de agravar o quadro de saúde. Por isso, conhecer o que é tendinite e buscar ajuda médica é fundamental. Entenda mais sobre o assunto a seguir:
O que é a tendinite?
Para quem se pergunta o que é tendinite, saiba que é uma irritação ou inflamação do tendão. Essa é uma estrutura do corpo responsável por ligar os músculos aos ossos e transmitir forças a eles para que possam se movimentar.
Ela afeta diferentes partes do corpo, como mãos, braços, dedos, joelhos e pés. Quando a tendinite surge, os sintomas são perceptíveis, como inchaço no local, dor, perda de força, vermelhidão e rigidez.
É preciso ficar atento para que a doença não seja confundida com a bursite, que possui sintomas semelhantes, por isso sempre é necessário o parecer de um médico.
Quais são as causas da tendinite?
São diferentes fatores que podem gerar a inflamação dos tendões. Uma delas é o excesso de esforço devido à baixa utilização dos músculos do local ou repetição de movimentos. O alongamento pode amenizar o problema, pois é capaz de liberar as tensões dos tendões.
A postura incorreta também pode forçar a musculatura e inflamar os tendões, assim como hábitos de vida inadequados que causam excesso de toxinas no organismo.
Sabendo o que é tendinite também podemos citar, entre os fatores causadores, a idade, que contribui para a perda de flexibilidade, além de algumas doenças.
Como é feito o diagnóstico?
A tendinite possui duas fases, a aguda dura cerca de 45 dias. Já a crônica pode se estender por muito tempo e, dependendo da situação, se agravar rompendo o tendão, o que resulta em atrofia muscular.
Para evitar situações mais graves é preciso buscar ajuda médica aos primeiros sintomas. O profissional fará um exame físico para entender que tipo de lesão pode ter ocorrido.
As radiografias são bastante utilizadas para identificar se existe alguma anormalidade óssea, mas não permitem verificar os tendões. Para isso é preciso complementar com uma ressonância nuclear magnética que mostra detalhes da lesão e o grau em que se encontra.
Leia também: Dor no ombro como aliviar usando artigos ortopédicos
Qual o tratamento para tendinite?
Depois de identificado o problema e o paciente ciente sobre o que é tendinite, o médico passará o tratamento de acordo com a gravidade do caso. Para reduzir a dor é comum o uso de anti-inflamatórios, mas em alguns casos podem ser usados analgésicos comuns ou opioides.
O repouso é recomendado, porém o médico deve estipular um limite de tempo, pois a sua continuidade é capaz de resultar em atrofia muscular. Para não chegar a esse ponto, é usada a fisioterapia para recuperação dos movimentos, além de analgesia.
Quando existe necessidade de manter o local imobilizado durante o repouso, pode ser indicado algum acessório ortopédico que ajudará a acelerar a recuperação.
As compressas são bastante recomendadas, mas é preciso ter atenção ao estágio da doença. Em situações mais recentes, a compressa fria é mais indicada. Já nos casos crônicos, o melhor é usar compressas quentes.
Sabendo o que é tendinite, suas causas e sintomas, o diagnóstico nunca deve ser feito por conta própria. É preciso se consultar com um médico e seguir o tratamento recomendado para não agravar mais o quadro.