Um dispositivo constituído por um tubo com um êmbolo para injetar líquidos no corpo humano. O nome vem do latim “siringa” e do grego “syrinx” , que significa haste ou tubo.

A agulha hipodérmica foi inventada por dois médicos ao mesmo tempo. Por um lado, o irlandês Francis Rynd em 1844 inventou uma seringa para injetar líquido em seus pacientes. Dez anos depois, Alexander Word teve a ideia de injetar heroína nos nervos de sua esposa para aliviar a dor do câncer.

As primeiras seringas eram feitas de metal, depois foram feitas de vidro. Porém, mesmo com um progresso, continuaram causando um grande número de contágios e infecções. Em 1956 a primeira seringa descartável foi criada pelo veterinário neozelandês Colin Murcdoch. Seu projeto foi criado para uso único e preenchido com uma vacina para ser aplicada em animais. A invenção não obteve sucesso e, somente uma década depois, uma empresa norte-americana alcançou o sucesso ao lançar a agulha descartável vazia.

A importância de utilizar seringas descartáveis

Utilizar esse material descartável e esterilizado é essencial para garantir o cuidado e saúde do paciente. Mas claro que não se resume apenas a esterilização, esse material deve ser descartado de forma correta.

O descarte correto é essencial para a segurança de quem manipula o lixo e também para evitar a contaminação em ambiente hospitalar. 

Tipos de seringas usadas em ambientes hospitalares

Existem variações dos tipos de seringas descartáveis, sendo alguns de usos mais frequentes que outros, por exemplo o caso da coleta de sangue e medicação. Conheça as seringas mais comuns:

Seringa de 20 ml – são graduadas em mm³. Os 20 ml são divididos em 20 partes iguais, tendo 1 ml em cada.

Seringa de 10 ml – também são graduadas em mm³, sendo divididas numa escala de 10/50, ou seja cada 1 ml, é dividido em 0,2 ml.

Seringa de 5 ml – assim como no caso das seringas de 10 ml, estas também são graduadas em 0,2 ml, sendo a escala de 5/25.

Seringa de 3 ml – neste caso, os 3 ml são divididos em partes iguais de 0,5 ml e essa medida é graduada em 0,1 ml respeitando a escala de 3/30.

Seringa de 1 ml – são divididas em 100 partes iguais, ou seja, respeitando uma escala de 1/100. Sendo assim, as divisões serão de 0,01 ml.

Aqui na Santa Muleta você encontra diversos tipos de materiais EPI ‘S, incluindo seringas! Visite o catálogo de produtos em nosso site para fazer a escolha do material ideal para sua necessidade.