Se você acompanha algum esporte, provavelmente, já viu um atleta usando meia de compressão e pode ter ficado na dúvida: qual a sua real função?

As meias de compressão podem trazer uma série de benefícios e podem ser usadas em diferentes situações, promovendo uma melhor qualidade de vida.

É preciso apenas escolher o tipo certo, as de média e alta compressão são indicadas para pessoas que já possuem algum problema circulatório, já as de compressão suave ou descanso são ideias para quem busca medidas preventivas.

Em ambos os casos, é possível usufruir de diferentes benefícios. Conheça alguns deles.

1. A meia de compressão ajuda a reduzir o inchaço

As meias agem reduzindo a pressão nas pernas e normalizando os vãos sanguíneos, dessa forma conseguem diminuir o inchaço provocado pela má circulação. Nesse ponto ela pode ajudar os pacientes que ficam muito tempo em uma cama hospitalar, gestantes ou quem passa muito tempo em pé. Ao final do dia, a meia de compressão pode trazer a sensação de bem-estar com pernas mais descansadas e sem dores.

2. Diminuiu o risco de trombose

Pacientes quem têm chances aumentadas de ter uma trombose ou aqueles que passam muito tempo na mesma posição, por exemplo, a meia pode contribuir para reduzir as chances de sofrer uma trombose.

Como a meia de compressão exerce uma pressão maior nos pés e diminui nos joelhos, evita que o sangue fique parado em um lugar e como consequência reduz as chances de formação de coágulo.
Leia também: Loja de produtos hospitalares: Por que escolher a Santa Muleta?

3. Previne varizes

As varizes são um tormento porque deixam as pernas feias e principalmente porque causam dores. O problema surge por lesões nos vasos sanguíneos, mas quando se faz a compressão na medida certa é possível prevenir o surgimento do problema ou evitar que ele se agrave.

Para quem está fazendo tratamento de varizes ou se recuperando de uma cirurgia, o uso da meia de compressão é quase que obrigatório. 

4. Melhora a força e resistência muscular

É cada vez mais frequente ver esportistas recorrendo à meia de compressão e existe explicação para isso.

As fibras da meia estão distribuídas de forma homogênea e evitam que os músculos vibrem demais durante os exercícios. Com o tempo essa vibração afeta a estabilidade muscular, principalmente, para quem pratica exercícios de alto impacto como corredores.

Ao fazer compressão sobre os músculos, é possível evitar lesões e ajudar no fortalecimento deles, porém, é preciso ter atenção, uma meia inadequada pode ocasionar o efeito contrário.

5. Deixa a pele mais bonita

Como fica em contato direto com a pele, a meia de compressão evita que se perca a hidratação natural e ajuda a prevenir o ressecamento.

Outro ponto é que elas já podem ser encontradas em diversas cores e promovem a cobertura da perna, ideal para quem deseja esconder pequenas imperfeições e ainda garantir que ela combine com o visual.

A meia de compressão é bastante versátil, porém, deve ser usada quando há recomendação médica, pois, pessoas com isquemia, feridas no local ou alergias podem ter o seu quadro agravado. Entretanto, quando bem utilizada por trazer uma série de benefícios e melhorar a qualidade de vida.