As dores nas costas estão cada vez mais frequentes na vida das pessoas e muitas vezes não são apenas resultado de má postura. Elas podem indicar um problema mais grave, o desvio na coluna.
Em alguns casos não há sintomas, já em outras situações podem afetar a qualidade de vida do paciente.
O problema surge porque a coluna vertebral possui curvas suaves no final da coluna e na região do tórax para facilitar a movimentação, mas as vértebras podem ficar desalinhadas e fazer com que ocorra o desvio na coluna.
O que causa o desvio na coluna?
Nem sempre o desvio na coluna tem a sua causa identificada. Pode ser resultado da má postura, decorrente de outras doenças como a osteoporose, obesidade, traumas e outros, por exemplo.
Quando falamos dessas situações é possível classificar o problema conforme a deformidade, sendo elas:
- Hipercifose – é popularmente chamada de corcunda, pois as vértebras da coluna se curvam para trás e a cabeça, pescoço e ombros são projetados para a frente. Costuma ser comum nas pessoas mais velhas.
- Hiperlordose – nesse caso ocorre o oposto, as vértebras se curvam para frente e causam a sensação de bumbum arrebitado e barriga saliente.
- Escoliose – nessa situação as vértebras da coluna se desviam lateralmente formando um C ou um S e podem afetar diferentes pontos. A do tipo S é a mais comum, pois para compensar um desvio a coluna acaba formando outro. Quando atinge bebês e crianças a situação pode ser mais grave exigindo a intervenção cirúrgica.
Quais os sintomas de quem tem desvio na coluna?
Em casos menos severos, o desvio na coluna não costuma chegar a ser um grave problema, porém pode causar dores quando é feito um pouco mais de esforço, como ficar em pé por um longo período ou carregar peso.
Nos casos mais graves o paciente costuma sentir dor frequente, pode ter a sensação de formigamento, queimação, coceira e fraqueza muscular. O desconforto pode ser grande e interferir na qualidade de vida.
Nesses casos em que o quadro é mais grave é possível identificar o problema observando o paciente em pé. Quando realizada uma radiografia o médico consegue aprimorar o diagnóstico medindo o grau de curvatura e identificando possíveis lesões.
Leia também: 6 dicas de como melhorar a postura
Como é feito o tratamento do desvio na coluna?
O tratamento do desvio na coluna costuma ser feito visando melhorar a postura e trazer mais qualidade de vida aos pacientes. Por isso, uma das primeiras medidas que podem ser recomendadas pelo médico é a correção postural e fortalecimento muscular.
A prática de exercícios físicos também costuma ser indicada para fortalecer a musculatura e ajudar a manter a coluna na posição correta. A fisioterapia pode se tornar uma aliada, uma vez que ajuda a reaprender a postura correta, fortalece a região e pode amenizar as dores. Combinado a isso os médicos normalmente indicam o uso de medicamentos até que as dores amenizem.
Em alguns casos, o uso de equipamentos ortopédicos, como coletes e palmilhas corretivas, são úteis para evitar que a situação se agrave. Isso porque contribuem para que a ossos e articulações permaneçam na posição correta.
A cirurgia costuma ser vista pelos especialistas como última alternativa e chega a ser realizada apenas em casos mais graves, nos quais não foi possível uma resolução adotando outras medidas.
O desvio na coluna pode ser apenas uma alteração normal do corpo que não traz graves problemas. Porém, também há situações em que o quadro é mais grave e demanda observação e acompanhamento médico, a fim de não trazer prejuízos ao paciente.