Você sabe o que é lombalgia? Muitas pessoas têm dúvida sobre o assunto e até se perguntam se possuem esse problema. Esse questionamento se torna bastante comum devido às dores sentidas no dia a dia.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 entre 10 pessoas podem sentir dores nas costas em algum momento ao longo da vida.
Isso não significa que todos os casos estão relacionados com a lombalgia, e apesar disso, entender o assunto é importante para identificar cada caso.
Você sabe o que é lombalgia?
Para entender o que é lombalgia é preciso conhecer os sintomas, como as dores nas costas. Esse basicamente é o principal sinal de que o problema existe.
Neste caso, a dor se concentra na parte inferior das costas, na região lombar. Entretanto, ela pode se estender para as nádegas e na parte frontal e posterior da coxa, surgindo como resultado de uma inflamação na região.
Quais os tipos de lombalgia?
Depois de entender o que é lombalgia, é preciso conhecer quais são os tipos. Nesse sentido, eles são classificados de acordo com a intensidade do problema.
Lombalgia aguda
Ela atinge até 90% dos adultos em alguma fase da vida e tem duração de cerca de três semanas. As dores costumam aparecer após a realização de algum esforço físico exagerado.
Lombalgia subaguda
Nesse caso a pessoa apresenta fortes dores, porém o quadro pode se estender por alguns meses. É comum que ocorra uma melhora natural com o tempo, desde que não haja sobrecarga ou repetição de posições inadequadas.
O que é lombalgia crônica
Esse é o quadro mais grave quando falamos sobre o que é lombalgia. Ela pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em idosos. No caso das pessoas mais jovens, costuma levar ao afastamento do trabalho e possui duração superior a três meses.
Leia mais: Como corrigir a postura
Quais as causas da lombalgia?
Nem sempre é possível identificar a real causa, entretando, existem fatores que contribuem com o problema.
A coluna é formada por diversas estruturas, como ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações e disco intervertebral. Sabendo o que é lombalgia é possível dizer que a questão pode afetar qualquer uma dessas estruturas.
Geralmente, a origem está relacionada ao mau uso do corpo. Entretanto, também pode estar ligada a outras doenças. Veja algumas das causas:
- Esforços repetitivos
- Excesso de peso
- Pequenos traumas
- Erro postural
- Posição não ergonômica no trabalho
- Artrose
- Doenças inflamatórias
- Sedentarismo
- Hérnia de disco
- Carregar peso
- Problemas emocionais
Como prevenir lombalgia?
Em alguns casos, é possível evitar essa dor nas costas, para que ela não atrapalhe na qualidade de vida e bem-estar da pessoa. Quando se sabe o que é lombalgia e como ela é causada, a prevenção fica mais fácil.
Uma das formas é prestar mais atenção à postura, evitando que a coluna e suas estruturas sejam sobrecarregadas. Nessa lista também entra a realização de exercícios físicos para o fortalecimento muscular, por exemplo.
Evitar carregar peso, dobrar os joelhos quando abaixar em vez da coluna e ter um acompanhamento médico ajudam a completar as dicas de prevenção!