Após sofrer uma fratura ou lesão é preciso passar por um período de recuperação e alguns cuidados podem acelerar esse processo. Os benefícios da fisioterapia ficam evidentes pelos pacientes que buscam ajuda especializada.

Em vez de ter uma recuperação mais lenta e apenas fazer repouso, saiba como é possível acelerar esse processo e obter ganhos ao contar com a fisioterapia.

1. Redução das dores

O uso de analgésicos e outros medicamentos costuma ser indicado durante o período de recuperação da lesão. Entretanto, nem sempre são capazes de tratar totalmente o problema.

Dentre os benefícios da fisioterapia está o fato dos exercícios ajudarem a reduzir o inchaço e fortalecer a musculatura. Isso contribui para que a pessoa sinta uma melhora rápida das dores e incômodos.

bota imobilizadora.

2. Previne futuras lesões

Durante a fisioterapia é possível melhorar a postura e fortalecer a musculatura. Esses fatores combinados fazem com que, ao praticar exercícios e realizar atividades do cotidiano, a pessoa esteja com o físico melhor preparado.

Assim fica mais difícil do local voltar a sofrer uma lesão ou fratura por se recuperar corretamente. Esse fortalecimento diminui os impactos negativos de uma torção ou qualquer outro tipo de problema.

3. Melhora a postura

Um dos benefícios da fisioterapia que se leva para toda a vida é a melhora da postura. Durante as sessões a pessoa aprende qual a maneira correta de realizar cada movimento e como proceder para não sobrecarregar a coluna ou as juntas.

Isso interfere na qualidade de vida, com a diminuição das dores lombares e com menos sobrecarga nos músculos, por exemplo.

Veja também: 6 dicas de como melhorar a postura

4. Benefícios da fisioterapia: Contribui com o condicionamento físico

Atletas e praticantes regulares de atividades físicas costumam ter os músculos mais fortes por trabalharem com eles constantemente. Entretanto, quando ocorre uma lesão ou fratura que exige repouso, pode haver perda de condicionamento.

Ao realizar a fisioterapia é possível fazer movimentos que não atrapalhem a recuperação e que ajudem no condicionamento físico. Isso faz com que o trabalho anterior não seja perdido.

Já para as pessoas sedentárias, também é possível ganhar condicionamento físico com os exercícios que auxiliam na recuperação da lesão.

5. Evita a realização de cirurgias

Após sofrer uma lesão, dependendo da gravidade do problema os médicos aguardam um período para identificar se será necessário realizar uma cirurgia. E esse fator depende, especialmente, da recuperação do paciente.

É possível perceber os benefícios da fisioterapia quando um quadro que era considerado grave ou crítico consegue se recuperar acima das expectativas, fazendo com que a cirurgia possa ser dispensada. Isso só é possível devido ao auxílio dos profissionais, suas orientações no fortalecimento muscular e o trabalho correto realizado com ligamentos e músculos.

6. Melhora a mobilidade

Não importa qual a idade da pessoa, ela pode não conseguir realizar todos os movimentos por completo e apresentar algumas dificuldades para fazer atividades do cotidiano como, por exemplo, abaixar para pegar alguma coisa no chão.

A fisioterapia ajuda a melhorar a mobilidade e flexibilidade, pois os cuidados são personalizados e se recebe orientação sobre os alongamentos necessários.

Após sofrer uma lesão ou fratura é preciso ficar em repouso e usar os acessórios conforme a indicação médica para ter uma boa recuperação. Para que esse processo seja acelerado, vale lembrar dos benefícios da fisioterapia e incluir ela nesses cuidados.