A tendinite é uma doença na qual os tendões sofrem uma inflamação que causa dor e inchaço. Ela pode ser resultado de fatores mecânicos, químicos ou biológicos. Essa inflamação pode ocorrer por excesso de movimentos repetitivos, que geram sobrecarga como exercícios intensos, sobrepeso, idade e outros.

Quando o problema surge, o indicado é buscar ajuda médica para que seja identificada a gravidade. Dessa forma, será feita a indicação do tratamento que pode incluir fisioterapia, repouso, uso de medicamentos e produtos ortopédicos auxiliares.

Os equipamentos ortopédicos ajudam durante a recuperação e evitam que haja uma nova sobrecarga dos tendões. Conheça alguns dos produtos que são auxiliares no tratamento da tendinite.

1. Talas para punho

As talas para punho são órteses usadas quando a lesão ocorre nas mãos, dedos, punho e antebraço. Ela tem a função de imobilizar para que o músculo possa descansar enquanto se recupera.

O uso indevido desse produto pode agravar o problema, por isso é preciso que ele esteja adequado com a necessidade. A tala precisa ser de boa qualidade, feita com um material que permita a transpiração.

Ela deve ser do tamanho da pessoa, ou seja, precisa se ajustar na mão sem que fique grande ou pequena. Além disso, o uso deve ser feito durante o período recomendado pelo médico.

Veja mais: 4 vantagens da Santa Muleta que você precisa conhecer

2. Joelheira

A joelheira possui uma função similar a tala, porém é destinada para outra parte do corpo. Existem diferentes modelos, como faixas elásticas, faixa simples e órtese, sendo que a escolha dependerá do grau da lesão.

O uso correto ajudará na imobilização enquanto o tendão se recupera. No caso do uso preventivo, garantirá mais estabilidade na articulação e músculo para a realização das atividades.

Apesar de dar estabilidade e impedir os movimentos, é preciso que a joelheira ofereça conforto. Quando isso não acontece é bem possível que ela não garanta o resultado esperado.

3. Bolsa térmica

Ela pode ser usada para tendinite em diferentes partes do corpo e ajuda a diminuir a dor e a inflamação. A grande dúvida em relação ao uso desse produto costuma ser sobre a aplicação de bolsa térmica fria ou quente.

Tudo depende da situação e do tipo de lesão. Quando acaba de acontecer ao, por exemplo, para praticar um esporte é mais comum o uso da bolsa fria. Já as bolsas quentes são mais indicadas para a dor crônica ou após um período do início dos sintomas.

Um ponto de atenção é em relação ao local de aplicação e conforto que se tem com o uso. Isso pode variar de uma pessoa para outra, por isso conversar com o fisioterapeuta é indicado.

4. Esferas macias para exercício

As esferas para exercícios são usadas para tratar a tendinite dos membros superiores. Elas costumam ter o formato redondo podendo ou não ter saliências. Além disso, podem ser feitas de diferentes materiais e têm níveis de resistência.

Elas são usadas no fortalecimento da musculatura com exercícios de compressão e relaxamento, evitando que a tendinite se agrave ou volte a ocorrer.

Todos esses produtos ajudam no tratamento da tendinite e podem ser combinados com outros recursos como medicamentos e fisioterapia. O melhor caminho para decidir o que fazer é sempre consultar um médico.