Ao andar, podemos pisar em falso ou, ao praticar algum esporte, acabar posicionando o pé de forma errada e quando isso acontece sentimos dor. Você pode chegar a pensar: torci o tornozelo ou foi só um mau jeito?
Para que você tire essa dúvida a melhor coisa a fazer é procurar um médico. Isso porque os cuidados caseiros nem sempre são os melhores para todo o tipo de torção. O profissional da saúde poderá dizer melhor o que aconteceu e como terá que agir para se recuperar.
Antes de começar a pensar no tratamento, entenda o que é essa torção de tornozelo. O local é protegido por ligamentos que impedem de fazer movimentos além dos fisiológicos. Quando há lesão no local, as fibras que ajudam na proteção podem se desarranjar, romper parcialmente ou totalmente.
Junto com a torção, pode ocorrer também a fratura do osso do tornozelo e, nesse caso, a situação se agrava.
São indícios de que o problema ocorreu quando, logo após a pisada, se sente dor no local, que pode ficar inchado, com hematomas e causar dificuldade para pisar no chão. Portanto não espere a situação piorar, busque ajuda médica para saber qual a gravidade da lesão.
Torci o tornozelo, como é a recuperação?
Torci o tornozelo, e agora? Ao se machucar, o indicado é colocar gelo no local e buscar ajuda médica rapidamente, isso diminuirá a dor até que sejam dadas as recomendações. A recuperação dependerá do tipo de lesão que ocorreu, sendo ela classificada do grau I ao grau III.
A de grau I, por ser mais leve, exige que se fique em repouso com o pé elevado, fazendo compressas de gelo e comprimindo o local com meias para evitar o movimento.
Quando a lesão é de grau II, pode ser necessária uma mobilização por até 4 semanas. Já a de grau III é considerada a mais grave e pode exigir uma cirurgia com um prazo de recuperação de cerca de 12 semanas.
Nas três situações será preciso ficar em repouso e fazer compressas frias para ajudar na melhora. Encostar o pé no chão não é uma recomendação, por isso pode ser necessário andar com o uso de muletas e outros acessórios por um breve período. Entretanto, pode ser imobilizado o local, permitido que o pé seja colocado no chão precocemente.
Após esse processo, é recomendado realizar exercícios para o fortalecimento muscular ou fisioterapia. Os atletas precisarão dar mais atenção à lesão, isso porque têm maiores chances de sofrer uma outra.
Leia também: Conheça os 2 tipos de muletas mais usadas
Como evitar a torção de tornozelo?
A recuperação pode ser desagradável e demorar um pouco, por isso é preciso evitar que a lesão ocorra. Saiba como:
- Evitar usar sapatos de salto;
- Pisar com cuidado, principalmente em terrenos irregulares;
- Fazer alongamentos que aumentem a flexibilidade das pernas;
- Ao praticar esportes, procure enfaixar o local para aumentar a estabilidade;
- Não exagere na intensidade das atividades físicas;
- Buscar ajuda médica em caso de torção, pois, a tendência é que a situação volte a se repetir;
- Não voltar a praticar atividades físicas sem antes recuperar totalmente uma torção ou outra lesão.
Tomando esses cuidados e sabendo o que fazer será mais provável que nunca mais volte a repetir a frase: Torci o tornozelo.