Cada vez mais assuntos voltados para terceira idade ganham mais visibilidade. Isso ocorre devido à expectativa de vida do brasileiro ter aumentado nos últimos anos.
Segundo o IBGE, em 1940, a expectativa de vida era de 45,5 anos. Em 2019, esse número saltou para 76,6 anos. Essa mudança incluiu um maior número de pessoas na terceira idade e acendeu um alerta.
Com o envelhecimento da população, as pessoas com mais idade precisarão redobrar a atenção com sua saúde. Alguns cuidados para se ter melhor qualidade de vida são essenciais.
1. Praticar atividades físicas para manter o equilíbrio
As atividades físicas são essenciais, pois, elas ajudam no fortalecimento muscular e dos ossos. Contribuem com a flexibilidade, resistência e melhora cardiovascular.
Nessa fase da vida, não é necessário fazer exercícios tão intensos, mas de forma regular. Com a prática é possível garantir um corpo mais saudável e contribuir com o equilíbrio e prevenir quedas.
Além disso, os exercícios na terceira idade auxiliam na coordenação motora, o que pode ser perdido ou reduzido devido a doenças.
Veja mais: Acessórios esportivos: Por que você deve ficar atento na hora da compra?

2. Exercitar a memória para não ficar esquecido na terceira idade
A perda de memória é natural com a idade. Entretanto, os esquecimentos, dificuldade de memorização e raciocínio podem ser minimizados.
Manter o cérebro ativo é uma regra indispensável para quem está na terceira idade. Essa atitude pode atrasar o surgimento de doenças que levam a perda de memória.
Existem diferentes maneiras de fazer isso, uma delas é garantindo o convívio social. Atividades simples como fazer contas ou palavras cruzadas também são grandes aliadas.
É possível ir além e fazer a ginástica cerebral. Nesse caso podem ser feitos exercícios específicos com a ajuda de profissionais focando necessidades individualizadas.
3. Cuidar da alimentação e auxiliar o bom funcionamento do corpo
Quem nunca ouviu a frase “você é o que você come”. Ela é bastante verdadeira, os nutrientes ingeridos fazem com que o corpo funcione corretamente.
Os órgãos na terceira idade já não funcionam como antes, por isso, precisam de nutrientes que os fortaleçam. Ter uma dieta equilibrada com legumes, frutas e proteínas é o ideal.
Além do cardápio balanceado, nos momentos da refeição é necessário trabalhar a mastigação e assim garantir uma melhor digestão. Ter horários fixos para se alimentar é ideal para manter a rotina e garantir que a refeição continue equilibrada.
4. Cuidar do ambiente para evitar quedas
Um dos problemas mais frequentes com pessoas da terceira idade são as quedas. A maior parte delas ocorrem em casa.
O ambiente precisa ser seguro para que a pessoa possa viver nele. O corpo já não responde tão bem e existe perda de força. Já os obstáculos no caminho elevam o risco de queda.
A recomendação é tirar tapetes para que não ocorram tropeções. As passagens devem ser desobstruídas, os banheiros devem ter barras de apoio e a casa deve estar bem iluminada.
Para facilitar a rotina é recomendado deixar uma poltrona no quarto para auxiliar na troca de roupas. Já os objetos e utensílios usados com frequência devem estar em locais acessíveis.
Chegar na terceira idade é uma grande vitória e a forma de celebrar é cuidar do corpo e mente. Dessa forma será possível ter uma boa qualidade de vida e garantir muitos anos a mais.
Que tal aprender sobre outros cuidados, vendo o nosso artigo sobre um guia de fortalecimentos muscular clicando aqui?
