Todos os dias nos movimentamos e fazemos com que o corpo se mova, mas, alguns movimentos repetitivos e feitos de forma errada podem causar dores e problemas. A boa notícia é que a tendinite tem cura e esse é um dos problemas mais comuns quando se fala de tendões.
Para que entenda a doença, é preciso saber que os músculos possuem em suas extremidades, que são ligadas aos ossos, um tecido fibroso, porém, o uso excessivo ou um movimento abrupto pode causar a inflamação e fazer com que surja a tendinite.
O resultado costuma ser dor no local e dificuldade de movimento que se não tratados corretamente podem agravar o caso e a tendinite tem cura, mas pode demorar um longo período para desaparecer.
Em alguns locais do corpo é mais comum que a tendinite surja devido aos movimentos que fazemos, sendo eles no tornozelo, calcanhar, ombro e joelho. Quando surgem as dores a orientação é não fazer o automedicamento com anti-inflamatórios uma vez que esses podem camuflar o problema e agravar o quadro.
Leia mais: Tendinite na mão: Quais são os sintomas e como tratar?
Tendinite tem cura e exercícios ajudam
Por se tratar de uma inflamação dos tendões é possível tratar a tendinite e o paciente voltar a ter uma vida normal. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, acessórios ortopédicos, exercícios e fisioterapia.
Para que não seja preciso chegar ao limite do corpo, existem exercícios que podem ajudar a reduzir as dores e também prevenir a tendinite tem cura. Conheça alguns deles.
1. Alongamento do braços
Fique em frente a parede com as palmas da mão voltadas para baixo e formando um ângulo de 90º com a parede. Faça três repetições permanecendo na posição por cerca de 30 segundos

2. Alongamento da parte posterior
Em pé se posicione com as pernas um pouco entreabertas e alinhadas com os ombros. Aos poucos dobre o corpo para a frente mantendo os joelhos levemente flexionados e tente encostar a mão no chão.
Retorne a posição ereta e repita a série algumas vezes, com o passar do tempo os movimentos e tornam mais fáceis e verá que a tendinite tem cura.
3. Alongamento das mãos
Pegue um tecido flexível que tenha um pouco de elastano. Sentado com as costas eretas estique os braços para frente e segure o tecido com às duas mãos.
Faça movimentos como se estivesse torcendo a roupa, primeiro com uma mão e depois com a outra. Faça cerca de 10 repetições em cada mão.
4. Alongamento para os ombros
Ainda na posição sentada e com o tecido flexível posicione as mãos para frente com a palma para cima. Tente afastar as mãos sem soltar a toalha com um leve movimento e retorne a posição inicial. Faça a repetição por cerca de 10 vezes, depois repita o mesmo movimento com as mãos para baixo.
5. Alongamento dos dedos
Esse é um exercício bastante indicado para quem usa bastante o celular ou passa muito tempo no computador. Em pé levante os braços na lateral do corpo até ficarem 90º em relação ao chão e na altura dos ombros. Abra bem os dedos e faça força empurrando para fora.
Fique alguns segundo nessa posição e abaixe os braços. Novamente levante os braços em 90 graus e dessa vez com os dedos bem separados encoste um a um, no polegar e retorne à posição inicial. Faça a repetição por cerca de 10 vezes.
A tendinite tem cura e fazer os exercícios além de ajudar a amenizar as dores, fará com que a musculatura fortaleça e evite que novas inflamações surjam.
