O sangue circula por todo o nosso corpo para que possa carregar oxigênio e nutrientes para células, músculos e outros. Mas quando surgem os problemas de circulação significa que essa função não é exercida corretamente.
As consequências da má circulação sanguínea podem abranger sintomas leves e simples até casos mais graves que levam à amputação do membro, por exemplo. Para que você não sofra com isso, entenda mais sobre o assunto.
O que causa os problemas de circulação?
A doença arterial periférica, também chamada de problemas de circulação, é causada quando o sangue não consegue passar de forma adequada pelas veias e artérias para chegar a todas as partes do corpo.
Com a idade, é comum que as artérias endureçam e dificultem a passagem de sangue, aumentando as chances de problemas circulatórios aparecerem. Além do fator da idade, algumas doenças hereditárias podem causar o mesmo dano.
Já os hábitos de vida inadequados também levam a problemas de circulação. Dentre os mais comuns estão a obesidade e o colesterol alto, que podem resultar no acúmulo de gordura nas artérias e fazer com que fiquem mais estreitas.
É possível citar ainda o uso de tabaco, sedentarismo, alimentação inadequada, diabetes e varizes como fatores causadores.
As mulheres têm o risco aumentado de ter problemas circulatórios por fatores hormonais. Principalmente quando existe o uso de pílula anticoncepcional e durante a gravidez.
Quanto mais cedo identificar o que está causando a situação, mais fácil reverter o quadro, mas isso deve ser feito com a ajuda médica.
Sintomas da má circulação sanguínea
A má circulação afeta principalmente as pernas, pés e mãos, sendo que os primeiros sintomas costumam ocorrer nessas partes do corpo. É comum que a pessoa comece a sentir formigamento, inchaço e dormência.
Com o passar do tempo surgem outros sintomas resultantes dos problemas de circulação como as varizes, dores, sensibilidade, pele pálida, coceira, vermelhidão e queda dos pelos.
É possível que os órgãos como coração, fígado, rins e cérebro também sofram os impactos dos problemas circulatórios, nesse caso eles podem ter as suas funções comprometidas e pararem de funcionar.
Como evitar os problemas de circulação?
A prevenção é o melhor cuidado que sua saúde pode receber e para evitar problemas de circulação é preciso levar uma vida saudável. É importante adotar bons hábitos alimentares com a ingestão de alimentos frescos e tirar do cardápio ou reduzir os que são gordurosos e açucarados.
A prática de exercícios é outra aliada, pois ajuda a manter a circulação sanguínea eficiente. Combinado a isso, deve-se evitar o uso de roupas e sapatos muito apertados que comprimem os vasos.
Além disso, evitar ficar na mesma posição por tempo prolongado e reduzir o estresse, assim como elevar as pernas durante o dia ou à noite também ajuda a aliviar os sintomas.
Quando o médico identificar que os problemas de circulação existem, além de mudar os hábitos de vida pode recomendar o uso de meias de compressão e cirurgias para a retirada de varizes. Somente após um diagnóstico é possível observar as causas, os melhores tratamentos e garantir os cuidados com a saúde.