Se alguma vez você já se perguntou o que é metatarso, provavelmente ouviu alguém falar que fraturou esse osso e se questionou onde ele fica.

São cinco ossos que ficam localizados na parte frontal do pé, também chamada de peito do pé. Eles são ligados por músculos, tendões e ligamentos que ajudam a dar sustentação ao pé e permitem as atividades que realizamos.

O primeiro metatarso é o que suporta a maior parte da carga, já os dois últimos são mais flexíveis e possibilitam que a pisada se adapte a diferentes solos.

O que é metatarso: principais fraturas

Quando alguém diz que fissurou o metatarso, isso significa que essa pessoa teve uma lesão, mas os ossos não saíram do lugar. Já a fratura é um pouco mais grave, com o metatarso se deslocando.

Conforme o tipo de lesão, ela recebe uma classificação, logo não basta apenas saber o que é metatarso para fazer um tratamento quando há uma fratura, mas é necessário, também, conhecer o problema mais a fundo. Veja alguns tipos:

Fratura por estresse

As fraturas por estresse são causadas pela sobrecarga constante no pé, provocada, por exemplo, por caminhar por um longo período. Elas deixam o pé sensível e nem sempre podem ser vistas no raio-x logo após o trauma, pois demoram cerca de 3 semanas para aparecer nesse tipo de exame.

Nesse caso, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada para saber o que realmente aconteceu, de forma detalhada.

Leia mais: 5 cuidados para a recuperação do pé quebrado

Fratura de Lisfranc

A fratura de Lisfranc causa a ruptura do 2º osso do metatarso, o que faz com que as partes fiquem separadas. Ela é resultado de uma força intensa, como uma queda, e o pé pode ficar sensível, inchado e com hematomas.

Já a fratura do 5º osso metatarso também é conhecida como fratura de dançarino ou fratura de Jones. Ela ocorre quando o osso que liga o dedinho aos ossos posteriores do pé sofre uma lesão.

O pé, nesses casos, costuma ficar dolorido e inchado, mas a lesão se recupera rapidamente.

O que é metatarso: processo de recuperação

Sabendo o que é metatarso e como ele pode ser lesionado, é preciso buscar ajuda médica para que seja identificada a situação em que o paciente se encontra.

O processo de recuperação dependerá do tipo de lesão. Nos casos em que a lesão é mais leve, é preciso ficar em repouso ou usar uma bota ortopédica e muletas para se deslocar.

Quando a situação é mais grave, normalmente quando há a fratura de Lisfranc, pode ser necessário passar por uma intervenção cirúrgica para recolocar o osso no lugar. Em alguns casos é recomendado usar parafusos e placas de metal para alcançar o resultado esperado.

Após o procedimento cirúrgico, será preciso ficar em recuperação com o gesso para imobilizar e não colocar o pé no chão.

O tempo de recuperação pode variar de um paciente para outro. No caso de cirurgias pode levar até 6 semanas para que se possa voltar a colocar o pé no chão.

Agora, quando alguém comentar que fraturou um osso do pé, você não precisará mais ficar se perguntando o que é metatarso. Dessa forma, pode cuidar melhor do seu pé, buscar ajuda médica e ter uma noção de como será o tratamento se o mesmo acontecer com você.