O coração bombeia sangue para todo o nosso corpo, que tem como função levar nutrientes e oxigênio até as células. Quando esse processo não ocorre como deveria, pode ocorrer a má circulação nas pernas, pois, o sangue encontrará dificuldade de passar pelas veias e artérias.

A origem do problema pode ser diversa, somente um médico será capaz de fazer o diagnóstico e orientar sobre o tratamento correto. Apesar disso, os pacientes conhecem bem quais são os sintomas: inchaço no local, dores, varizes e dormência.

É claro que ninguém deseja passar por isso, e para evitar a má circulação nas pernas ou complementar o tratamento médico é possível adotar algumas medidas que permitirão ter uma melhor qualidade de vida. Veja quais são elas.

Cuide da alimentação

Uma boa alimentação pode contribuir para melhorar a má circulação nas pernas, por exemplo, alimentos ricos em água como pepino e melancia ajudam na eliminação das toxinas do organismo e excesso de sódio.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e flavonoides que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a reduzir o colesterol que pode ser um dos causadores do problema. Se existem alimentos que são indicados para combater a má circulação nas pernas, também tem aqueles que devem ser evitados como o sal e carboidrato em excesso, os industrializados e embutidos.

Faça exercícios físicos

Ao praticar exercícios físicos obterá uma série de benefícios para o organismo, inclusive os relacionados a má circulação nas pernas. A prática das atividades físicas faz com que o coração precise trabalhar mais e bombeie o sangue pelo corpo, esse que por sua vez levará nutrientes e oxigênio.

Com o fluxo de sangue aumentado os vasos sanguíneos tendem a expandir, isso facilita a sua passagem e evita problemas circulatórios.

Mesmo que tenha pouco tempo para as atividades, invista nelas. Pode ir caminhando até o trabalho, usar a escada em vez do elevador e outros pequenos hábitos que farão toda a diferença.

Alongue para evitar a má circulação nas pernas

Quem passa muito tempo sentado tende a ter mais problemas de circulação, isso porque o sangue em dificuldade de passar pelas veias e não existe um estímulo para que ele seja bombeado.

Se trabalha sentado é indicado fazer alongamentos ao longo do dia e pequenas caminhadas, isso deve fazer parte da rotina. Dessa forma melhorará a má circulação nas pernas, pois, permitirá que o sangue circule sem grandes empecilhos. Essa regra também é válida para quem faz longas viagens e fica muito tempo na mesma posição.

Leia também: Problemas de circulação: O que pode ser?

Busque ajuda médica

Essa talvez seja a dica mais importante, isso porque muitas vezes as pessoas acreditam que estão fazendo a coisa certa, mas, na verdade, só estão agravando a situação.

Sempre que perceber os sintomas da má circulação nas pernas procure um profissional, assim poderá receber o diagnóstico correto e ter o acompanhamento de um especialista e caso seja necessário fazer intervenções como secar as varizes ou passar por outros procedimentos. A má circulação nas pernas é um problema de saúde que muitas vezes pode ser evitado mudando os hábitos cotidianos. Para quem já sofre com ele precisa redobrar os cuidados, fazer o acompanhamento médico e manter o corpo ativo.