Está praticando um exercício físico e repentinamente sente dor? Pode ser resultado de uma lesão muscular. Isso é algo comum, pois, boa parte dos casos está associado as atividades físicas, principalmente, quando não são feitas de forma adequada.
A lesão muscular também pode ocorrer em outros momentos, como ao caminhar pela rua rotineiramente e nas situações mais diversas possíveis. Entenda um pouco mais sobre e como evitar que aconteça.
Como acontece uma lesão muscular?
Os músculos são formados por fibras musculares que ficam dispostas em paralelo e possuem formato alongado. Elas esticam e contraem para garantir que os movimentos sejam realizados.
A lesão muscular ocorre quando há um desarranjo dessas fibras, normalmente resultante de esforço físico que podem fazer com que se encurtem ou estirem demais. O resultado pode ser o rompimento dessas fibras ou inflamação, o que pode causar dor e demora um tempo para que o organismo se recupere.
Quais os tipos de lesão muscular?
Existem diferentes categorias de lesões e podem ser classificadas conforme a gravidade ou local em que ocorreram. Confira:
- Estiramentos e contusões leves (grau I) – nesse caso apenas algumas fibras musculares sofrem lesão o que gera algum desconforto e pouco afeta os movimentos ou força. A recuperação é rápida e dura cerca de 2 dias.
- Estiramentos e contusões moderadas (grau II) – os danos causados ao músculo nesse caso são um pouco maiores levando a perda temporária de sua função e causando hematomas. É comum ocorrer a rigidez muscular e perda da força, sendo preciso em torno de duas a três semanas para uma melhora do quadro.
- Estiramento ou contusão grave (grau III) – esse pode ser considerado um caso mais graves e resulta de dor intensa e perda completa da função muscular de toda uma sessão. É comum que surja um hematoma que ultrapassa o local da lesão e o tempo de recuperação pode chegar a quatro meses, necessitando de acompanhamento médico.
Em todos os casos quando ocorre uma lesão muscular é preciso fazer repouso para que as fibras possam se recuperar. Caso isso não aconteça pode haver uma nova ruptura e agravamento do quadro.
Para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequado é preciso buscar um médico especialista, pois, muitas vezes pode ser necessário fazer uso de medicamentos e terapias como a fisioterapia.
Leia também: 7 coisas sobre lesões esportivas que você não sabia
Como prevenir a lesão muscular?
Apesar de a lesão muscular de grau I ser comum e pode ocorrer em qualquer momento, é possível se prevenir desse problema adotando medidas simples.
Quando for fazer atividade física ou um pouco mais de esforço nas atividades do cotidiano, é preciso fazer um alongamento antes começar.
Evitar o sedentarismo também traz importantes resultados, pois, trabalhando a musculatura constantemente ela fica fortalecida e flexível, evitando que ocorra o rompimento das fibras.
Além disso, é possível utilizar acessórios ortopédicos para as práticas esportivas como joelheiras, tornozeleiras e outros que ajudarão a manter a musculatura no local correto e evitar os movimentos bruscos. A lesão muscular pode atingir qualquer pessoa, e a forma de prevenir é com cuidados simples. Entretanto, se sofrer com a ruptura das fibras musculares é necessário buscar ajuda médica para receber o tratamento adequado.