Quem já sofreu uma lesão ou busca por uma melhor qualidade de vida, sabe que uma das maneiras de conseguir isso é trabalhando o fortalecimento muscular.
Essa é uma forma de tonificar os músculos sem necessariamente ganhar massa muscular, isso porque ele visa melhorar o desempenho dos músculos, função motora, a saúde vascular e óssea.
Por conta de seus resultados, muitas vezes o fortalecimento da musculatura faz parte de programas de reabilitação que objetivam melhorar a qualidade de vida e devolver os movimentos aos pacientes.
Veja como garantir o fortalecimento muscular, lembrando que todas as ações devem ser acompanhadas por um profissional.
Exercícios para o fortalecimento muscular
Os exercícios para fortalecimentos musculares visam garantir mais resistências às fibras, prevenindo lesões, melhorando o condicionamento físico e consequentemente definindo a musculatura, mas sem a intenção de aumentar a massa magra.
Para que haja o resultado correto, é necessário que você alinhe com o seu médico ortopedista e o profissional de educação física, que irá te acompanhar, quais são os exercícios necessários. Isso deve acontecer, pois só o médico sabe qual foi a gravidade da sua lesão e até que ponto o seu músculo vai aguentar as séries de exercícios para o fortalecimento muscular.
Veja alguns exercícios que ajudam no fortalecimento, mas que só podem ser feitos com a orientação adequada para o seu caso.
- Agachamento
- Tríceps Testa
- Natação
- Ashtanga Vinyasa Yoga
Leia também: Acessórios esportivos: Por que você deve ficar atento na hora da compra?
Alimentos para fortalecer a musculatura
As condições dos nossos músculos não dependem unicamente de um treino. O que comemos influencia diretamente na recuperação e fortalecimento do músculo. De nada adianta realizar os exercícios de acordo com o que foi recomendado e ter uma alimentação rica em gorduras que não ajudam o corpo.
Por isso, além de ter o acompanhamento do ortopedista e o profissional de educação, é preciso procurar um profissional da nutrição. É por meio de alguns exames, inclusive o de sangue, que ele identifica quais são os nutrientes que o seu corpo mais precisa para voltar a ser saudável.
Um outro ponto importante do acompanhamento nutricional, é que a sua dieta será focada em te oferecer energia no momento necessário. Por exemplo, se você costuma treinar o fortalecimento muscular durante a parte da manhã, logo após a finalização das séries de exercícios você precisa de proteína para ajudar no desenvolvimento muscular.
Para o seu fortalecimento muscular será necessário muito mais que proteínas, as fibras também serão essenciais e só o nutricionista saberá listar corretamente tudo o que é necessário. Essa rotina com o especialista em nutrição poderá acontecer de forma quinzenal ou mensal, isso será alinhado em consulta. Existem diferentes maneiras de trabalhar o fortalecimento muscular sendo que elas devem combinar exercícios, alimentação e acompanhamento profissional para garantir melhores resultados.