Conforme o corpo envelhece, é natural ocorrer uma redução dos movimentos e da estabilidade. Isso acontece devido à perda muscular, falta de equilíbrio no idoso, enfraquecimento da musculatura e dos ossos.
Já foram feitos estudos sobre o tema, que tanto preocupa. Estima-se que cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos já sofreram uma queda, já na faixa etária superior aos 80 anos os números são ainda maiores: aproximadamente 40% caem pelo menos uma vez ao ano.
Mas é possível melhorar o equilíbrio no idoso e prevenir essas quedas e, consequentemente, fraturas mais graves. Para isso é preciso haver uma combinação de exercícios e cuidados. Veja mais detalhes:
Mantenha o ambiente de circulação em casa livre
Para evitar tropeços e escorregões em casa é preciso deixar o espaço livre. Tapetes devem ser evitados, mas se for usá-los opte pelos antiderrapantes. Objetos como brinquedos jamais devem ficar espalhados pelo chão.
O uso de barras no banheiro e bengalas para caminhar dão mais firmeza aos movimentos. Combinados a todos esses elementos, um sapato com sola antiderrapante e que seja confortável ajudará no equilíbrio no idoso.
Instale barras de apoio
As barras de apoio ajudam no equilíbrio porque criam mais um ponto de sustentação e a pessoa se sente confiante para ficar de pé ou se sentar.
Ela costuma ser muito usada no banheiro: no box serve como um auxiliar para quem toma banho em pé e quer evitar a possibilidade de escorregar. A barra, nesse caso, também é um apoio extra para se sentar e se levantar da cadeira de banho.
Ao lado do vaso sanitário, ainda serve de apoio para quem tem mobilidade reduzida ou precisa de cadeira de rodas.
Incentive a prática de exercícios para melhorar o equilíbrio no idoso
Os exercícios físicos são ideais para melhorar o equilíbrio no idoso. Eles atuam fortalecendo a musculatura, trabalhando a coordenação, força e flexibilidade. Para completar melhoram a respiração e a frequência cardíaca.
Existem diferentes atividades que podem ser realizadas, veja algumas delas:
Apoio nos calcanhares
Apoie todo o peso do corpo nos calcanhares e ande sobre eles, faça isso com os olhos abertos e depois fechados.
Equilíbrio em um pé
Se equilibre em apenas um pé e depois alterne as pernas. Também realize a prática de equilíbrio com os olhos abertos e fechados.
Yoga e pilates
O treino regular de yoga e pilares traz uma série de benefícios: essas duas práticas trabalham diferentes partes do corpo, auxiliam no equilíbrio e na flexibilidade.
Veja mais:Andador para idoso: Checklist para encontrar o melhor
Flexão de quadril
Encoste na parede e fique com a postura ereta. Depois eleve o joelho na direção do peito e segure por poucos segundos. Repita 15 vezes esse movimento e depois troque de perna.
Caminhar em cima da linha
Trace uma linha no chão com uma fita ou outro material que a deixe visível, depois caminhe sobre ela com um pé na frente do outro. Se quiser ter onde se apoiar em caso de desequilíbrio, faça o traçado próximo à parede.
Andar em superfície irregular
Se morar perto da praia, busque fazer caminhadas descalço na areia. O passeio fará com que pise em um terreno irregular que auxilia no equilíbrio, mas se não houver essa possibilidade caminhe sobre um colchão ou em um travesseiro.
Trabalhar o equilíbrio no idoso pode melhorar a locomoção e ainda trazer benefícios à saúde, como redução das dores. Para ter bons resultados, essa prática de exercícios deve ser constante.
Agora que você já sabe como melhorar o equilíbrio, que tal se cuidar melhor? Veja nosso artigo e conheça equipamentos para fortalecer a musculatura.