As dores no pé podem ser resultado apenas de muito tempo em pé ou de um problema de saúde. Em alguns casos passa rapidamente, já em outros é preciso buscar tratamento.
A questão é que antes de tudo é preciso identificar o tipo e origem do problema para tomar alguma providência. Neste artigo, separamos os principais problemas que causam dores no pé.
1. Dores no pé: Sobrecarga
A sobrecarga atinge qualquer ponto do pé e costuma surgir devido ao sobrepeso, sapato apertado, salto alto, passar muito tempo em pé ou por conta do excesso de exercícios.
São as dores mais comuns e as mais fáceis de identificar a causa e resolver a situação. Dar um descanso para os pés e não movimentá-lo durante um tempo, é a solução mais rápida.
2. Joanete
O joanete é um desvio ósseo que ocorre no dedão ou dedo mindinho do pé. Ela surge normalmente, pelo uso de sapatos inadequados.
Ele deixar uma deformidade fazendo com que o osso fique saltado e com uma aparência desagradável. Além disso, pode ficar difícil usar alguns sapatos, pois, as dores no pé podem intensificar.
Veja mais: Joanete tem cura? Saiba tudo sobre esse inchaço nos pés
3. Fascite plantar pode causar dores no pé
Costuma causar bastante dor no calcanhar. A fascite plantar ocorre pela inflamação da fáscia, um tecido que fica na planta do pé e vai do calcanhar até os dedos.
O aparecimento é mais comum na faixa dos 40 a 60 anos e causa dores no pé, principalmente, ao pisar no chão. Após períodos de repouso ou ficar muito tempo em pé, a dor se intensifica, entretanto, tende a diminuir no decorrer do dia.
4. Artrite Gotosa
A artrite gotosa é uma doença reumática inflamatória conhecida como gota, que surge pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações.
Ela é mais comum nas mulheres após a menopausa e causa dores no pé, especificamente, na base do dedão.
5. Pé diabético
Conhecido por esse nome por ser uma doença que ocorre em pessoas que possui diabetes. É uma complicação quando não são seguidas as orientações médicas.
As dores são mais intensas neste caso, e podem ser acompanhadas de feridas e infecções. Além de causar dores, a aparência pode ficar desagradável por conta dos machucados.
6. Tendinite
A tendinite pode atingir diferentes tendões do pé, mas os sintomas são os mesmos. Com a inflamação dos tendões, fica mais difícil realizar movimentos e surgem as dores no pé.
Ela é bastante comum quando se usa salta alto por muito tempo e depois é feita a mudança para um sapato baixo. Há outras possíveis causas como sobrecarga e forçar os tendões.
Veja também: Tendinite tem cura? 5 exercícios que aliviam a dor
7. Dores no pé: Esporão do calcâneo
Esse é um problema que causa dores e pode ser confundido com a fascite plantar. A dor fica concentrada no calcanhar e se agrava quando o pé encosta no chão.
Ele surge devido a uma deformação óssea do esporão do calcâneo, um osso do calcanhar. Ao olhar para o local não se nota nenhuma deformidade, sendo necessária avaliação médica.
As dores no pé podem ter diferentes causas, é preciso saber qual a origem para iniciar o tratamento adequado. Além disso, o uso de acessórios ortopédicos pode ajudar a minimizar o problema ou prevenir.