Praticar esportes faz bem à saúde e os médicos recomendam, porém quando não são adotados alguns cuidados podem ocorrer lesões esportivas. Essas lesões não acontecem apenas com atletas profissionais, qualquer pessoa está sujeita ao problema.

Para que evite se machucar durante as suas atividades de lazer é bom conhecer mais sobre as lesões, tirar algumas dúvidas e descobrir como se prevenir.

1. O que são as lesões esportivas?

As lesões esportivas são contusões que ocorrem durante a prática de esportes e podem atingir a pele, músculos, ossos e articulações do corpo.

2. Quais os tipos de lesão existentes?

  • Abrasão – quando ocorre atrito.
  • Contusões – o tecido é danificado pelo impacto.
  • Distensões – os músculos e tendões são comprimidos ou estirados rapidamente.
  • Entorses – os ligamentos da articulação sofrem estiramento.
  • Fratura – o osso se rompe.
  • Luxação – o osso sai do lugar.
bota imobilizadora.

3. Quais são os sintomas de uma lesão?

Durante a atividade a pessoa pode sofrer uma lesão e não perceber devido à liberação dos hormônios e os sintomas serem sentidos apenas após uma pausa, entretanto isso não é uma regra.

O principal sinal de que ocorreu uma lesão esportiva é a dor no local afetado. Dito isso, ela pode vir acompanhada de inchaço e vermelhidão.

4. Existe diferença entre dor e lesão muscular?

As dores musculares no pós-treino são comuns, principalmente quando existe um esforço excessivo. Isso ocorre devido a microlesões nos músculos que estão se recuperando e se regenerando, o que costuma ocorrer entre 24 a 48 horas após a atividade, chegando a durar até 5 dias.

Já a lesão esportiva pode ser percebida como uma dor aguda. Ela dura mais de 3 dias e pode ser acompanhada de inchaço, hematoma e vermelhidão.

Veja também: Material ortopédico: O que levar em consideração na hora da locação?

5. Quais são as lesões esportivas mais comuns em atletas amadores?

Os atletas amadores costumam sofrer com lesões esportivas de grau I, que são as menos graves, mas isso não significa que situações complicadas não possam ocorrer. Entre os casos mais comuns estão: a luxação, cãibra, lombalgia, fraturas por estresse, contusões musculares, distensões musculares, bursite e tendinite.

Os membros inferiores, como joelhos e tornozelos, são as partes lesionadas com mais frequência pelos atletas amadores. 

6. Como as lesões esportivas são evitadas?

É preciso ter orientação de um profissional para realizar a atividade. Ele analisa as condições individuais e determina os exercícios a serem feitos. Além disso, é preciso respeitar o limite do corpo. E, com isso, ir aumentando gradualmente a intensidade e frequência dos exercícios.

Fazer alongamentos, se manter hidratado, ter uma alimentação equilibrada, descansar, dar tempo para o corpo se recuperar dos esforços, usar roupas e calçados adequados são outras práticas que ajudam a evitar problemas.

7. Quais são os tratamentos?

O tratamento deve ser orientado por um médico e geralmente inclui o uso de medicamentos, compressas de gelo, repouso e fisioterapia.

Em casos mais graves, pode ser necessário utilizar acessórios ortopédicos, imobilizar o local e até mesmo realizar cirurgias. Para saber qual o tratamento mais indicado, aos primeiros sintomas de lesões esportivas é preciso buscar ajuda profissional.

As lesões esportivas podem ocorrer com qualquer pessoa. Portanto, se estiver com suspeita não busque apenas informações, procure um médico para receber o tratamento adequado.